3 maneiras de se diferenciar dos seus concorrentes

No vídeo abaixo, Marcelo Policarpo, fundador e CEO da Exponentia Consultoria, uma consultoria focada em estratégia empresarial, fala sobre vantagem competitiva e as formas que existem nas empresas da se diferenciarem dos concorrentes.

Vantagem competitiva é a forma que as empresas têm de se diferenciar da sua concorrência, oferecendo produtos e serviços que sejam mais valiosos pelos seus clientes, que, lógico, sempre é o foco mais importante daquilo que as empresas produzem ou daquilo que as empresas oferecem para o mercado.

As três formas que existem de se diferenciar, de trazer uma vantagem competitiva:

1. Diferenciação: quando a empresa busca serviços ou produtos que realmente se diferencie totalmente da concorrência em termos de benefício. Por exemplo, aquilo que empresa A oferece é totalmente diferente do que a empresa B, C e D oferece. A gente costuma dizer que o que as outras empresas oferecem é mais comoditizado ou é mais próximo daquilo que eu vou olhar para preço, não diferenciação. Empresas que se diferenciam realmente ela tem um custo mais alto, mas também ela oferece um benefício percebido pelo cliente muito mais alto. O exemplo disso é a Apple que oferece com certeza aparelhos de alto valor e alto custo também e muitos clientes preferem exatamente pelo valor do benefício e da diferenciação que ela oferece. 

2. Custo: Algumas empresas preferem oferecer serviços muito mais baratos do que a concorrência e nem por isso significa que os serviços são ruins ou os produtos são ruins. Mas a liderança é pensar em custo e aí elas conseguem isso exatamente porque elas investem muito em eficiência operacional, investem muito também em economia de escala, que é basicamente você oferecer muitos produtos diminuindo aí o custo marginal do seu produto para oferecer ele a um custo relativamente mais barato do que a concorrência, não porque o produto é pior, mas porque tem muito investimento em escala, muito investimento em eficiência operacional. O exemplo disso, lógico, é a Amazon, que oferece livros e uma série de outros equipamentos, você pode comprar tudo no site da Amazon, porque eles são muito bons em entregar esse produto no seu computador, no seu smartphone, da mesma forma que também entrega rapidamente com serviço de logística incrível, então com certeza uma empresa é de liderança de custo. Tem outras questões aqui envolvidas, mas a gente separa apenas para ser mais simples para entender. 

3. Nicho de mercado: Ela escolhe um mercado, um nicho, um grupo de pessoas e oferece para aquele grupo de pessoas algo que aquelas pessoas vão considerar como realmente algo de muito valor agregado, benefício. A gente pode citar a Starbucks, que é uma empresa que oferece uma experiência diferenciada por um grupo de pessoas que gostam daquela experiência e gostam também de um tipo de café gourmetizado, muito mais caro do que as outras empresas que oferecem outro tipo de café.

Então deixamos aqui para você esses três tipos de diferenciação, ou três tipos principais de estratégias que criam vantagem competitiva.

Nos próximos vídeos a gente vai falar um pouco mais como fazer a escolha certa sobre isso. O que você usa na sua empresa, o que você acha que é mais interessante, qual tem sido a estratégia que tem trazido mais resultado para a sua empresa?

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